Itapevi terá carreta para exames de mamografia até dia 29

Publicado por Redação em . Na categoria Saúde

A carreta do “Programa Mulheres de Peito”, uma parceria como Governo do Estado, solicitada pelo deputado estadual Igor Soares, está em Itapevi desde o último dia 27 de setembro. No local [Complexo Desportivo Educacional João Salvarani – Avenida Rubens Caramez 1000A – Centro] são realizados exames gratuitos de mamografia. O atendimento acontece das 9h às 18h (de segunda a sexta-feira) e das 9h às 13h (aos sábados). Podem realizar o exame, sem pedido médico, pacientes entre 50 e 69 anos de idade. Mulheres que não se enquadram nessa faixa etária também poderão fazer, mas desde que tenham em mãos a solicitação médica, que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular.
O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. A carreta do “Mulheres de Peito” conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
O câncer de mama
Apesar das ações sobre a importância da prevenção, em 2014, houve 14.786 óbitos por câncer de mama no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer [Inca]. Neste ano, a estimativa é de que mais de 57,9 mil novos casos da doença surjam com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.